O ano teve muitos filmes aguardados que não funcionaram tão bem, outros filmes que a mídia encheu de hype, mas não são nada disso, e um que todos gostaram, uns um pouco mais, outros um pouco menos. Creed: Nascido para Lutar foi uma surpresa pela qualidade, e mesmo os críticos mais chatos, tiveram de admitir isso. Falei muito sobre esse filme no início do ano (veja a crítica), mas confesso que escrevendo a lista dos Melhores Filmes de Ação (leia aqui), fiquei com muita vontade de fazer uma menção honrosa a Creed (que é um drama)… Então aqui vai 5 motivos para considerar Creed, o melhor filme do ano (em todos os gêneros).

Assista Creed: Nascido para Lutar

1 – Direção e Roteiro

Ryan Coogler é um dos diretores mais promissores do cinema atual, talentosíssimo diretor e ótimo roteirista. Ryan é tão bom que conseguiu convencer Stallone a aceitar reviver o personagem que ele tinha dado como encerrado, pegando a ideia de um Rocky mestre, mas executando do jeito certo. O trabalho de Coogler como roteirista aparece de forma contundente na forma respeitosa como ele homenageia a franquia, sem perder sua personalidade. O personagem clássico está lá, e Coogler o usa com perfeição para construir a ponte entre as realidades e nos lembrar porque gostamos tanto dessa franquia. O próximo filme sob o comando de Ryan Coogler será o Pantera Negra da Marvel.

2 – Um filme moderno com alma clássica

É disso que se trata Creed: Nascido para Lutar, ao contrário de outros badalados lançamentos dessa ano , não há fã service por fã service em Creed. Adonis tem seu próprio caminho, não está com a cabeça no passado, todas as menções a franquia fazem sentido dentro do roteiro. O longa apresenta um clima e visual totalmente urbano, com temáticas atuais que conversam facilmente com uma geração que só conhece Rocky Balboa pelo nome, e, em meio a toda cultura de street, você ainda consegue se encantar com um inocente Rocky ainda rodeado pelos costumes dos anos 80.

3 – Elenco (Sylvester Stallone)

O casting de Creed: Nascido para Lutar entrega o que o filme precisava. Michael B. Jordan, já é um colaborador constante de Coogler (também está no elenco do Pantera Negra), ótimo ator e, principalmente, carismático. Consegue fazer a gente comprar e torcer por Adonis, mesmo diante da aparente antipatia do personagem que vai se transformando com o passar do filme. Tessa Thompson que faz Bianca, interesse amoroso de Adonis está longe da ingenuidade de uma Adrian, e encarna com competência uma mulher mais moderna e desapegada. Mas claro, existe uma peça que é alma do filme, Sylvester Stallone, com todo o seu amor pelo personagem e honestidade para interpretá-lo. Não à toa que superou preconceitos para ganhar o Globo de Ouro e ser indicado a um Oscar, que ainda assim, preferiu não reconhecer sua dedicação.

Conheça a história de fracassos e sucessos de Stallone até chegar a Rocky Balboa

4 – Uma aula de como se filma lutas

As lutas, são uma boa surpresa, muito bem filmadas, mostram novamente o pioneirismo da franquia Rocky e apresentam aos filmes modernos como se grava dois lutadores num ringue, coisa que nem mesmo Rocky 6 conseguiu trazer tão bem. Com um estilo sempre muito próximo, e de cortes disfarçados, Coogler consegue te colocar dentro do ringue com os lutadores, como na excelente primeira luta profissional de Adonis, que tem um primeiro round praticamente em plano sequência.

5- Não é um Rocky 7, é Creed…

A figura de um Rocky mais experiente e definitivamente fora dos ringues contribui para tornar o “Rocky treinador” algo mais palpável do que na época do Rocky 5, e tira definitivamente seu protagonismo. Rocky Balboa se mostra um ótimo coadjuvante de uma história que o envolve, mas que também poderia existir sem ele. Adonis é o oposto do Rocky quando jovem, o filho de Apollo é rico, inteligente, não precisa do boxe para viver, financeiramente falando, mas precisa do boxe para libertar sua fúria, sua vontade de provar valor, “os olhos do tigre”. É nesse quesito que as personalidades se cruzam e você percebe que, afinal, tudo se trata de encontrar as motivações certas e não desistir jamais… “Uma passo de cada vez, um golpe de cada vez, um round de cada vez”…

Confira abaixo como estão os atores da saga Rocky hoje em dia.