Rambo Franquia Resumo

O quinto filme vai chegar e nós resumimos a franquia pra você que não conseguiu colocar a maratona em dia

Cuidado: Spoilers da Franquia

Um Homem em Busca de Paz (Rambo – Programado para Matar)

Em “Rambo: Programado para Matar”, o veterano de elite, da guerra do Vietnã chega a uma cidade pequena em busca de abrigo e um pouco de comida. Mas é muito mal recebido pelo xerife local, que como boa parte do americanos da época tem certo preconceito com os combatentes do Vietnã. O filme aborda muito essa “ferida” da sociedade americana e os traumas dos combatentes que voltavam para casa marginalizados após os horrores da Guerra.

Rambo First Blood (Programado para Matar))
Rambo em busca de paz na cidadezinha

Após uma prisão injusta, e a fuga de Rambo, se inicia uma caçada onde os policiais da cidade descobrem que mexeram com quem não deviam… como diz o comandante Trautman “Eu não vim salvar o meu soldado de seus policiais, vim salvar seus policiais de meu soldado”. Rambo simplesmente destrói a policia local até o fim do filme.

A Guerra ainda existe (Rambo 2)

Em “Rambo II – A Missão”, foi praticamente inaugurado o termo “A Missão”, que tanto foi reutilizado por dezenas de filmes. No filme, Rambo está preso numa prisão do governo, mas recebe a chance de ter sua liberdade se cumprir um missão ultra – secreta para o exército. John teria de voltar ao Vietnã e tirar fotos dos prisioneiros americanos que lá estão. Só que Rambo, não aguenta, desobedece as ordens e tenta resgatar o grupo. Durante sua tentativa ele acaba vendo sua nova “namorada” Bao, o contato que o recebeu no Vietnã, ser morta. É então, que o nosso herói fica ainda mais furioso e também dá sentido ao termo, “exército de um homem só”, destruindo parte do exército vietnamita assim como seus aliados russos… Esse filme tem a mítica cena onde Rambo praticamente derruba um helicóptero com as próprias mãos.

Os Russos, a ameça comunista e o Oriente Médio (Rambo 3)

John Rambo agora segue o budismo e resolveu se afastar definitivamente das tretas… Inclusive recusa uma última missão recomendada por seu velho amigo, o coronel Trautman, porém… Trautman é sequestrado pelos russos em plena fronteira com o Afeganistão e quando Rambo vê que o governo americano é incapaz de intervir oficialmente, ele decide agir por conta própria.

‘Rambo III” é aquele típico filme dos anos 80 onde os americanos são bonzinhos e os russo são os vilões que querem destruir o estilo de vida “livre” do mundo. Há uma mudança interessante de cenário, a ação tem uma crescente, mas é o mais fraco da primeira trilogia de Rambo, certamente.

Rambo IV
John Rambo sanguinário em Rambo IV

Quem é esse tio da barca? (Rambo 4)

20 Anos depois e quando ninguém esperava mais, surge um novo Rambo. Embalado pelo sucesso de Rocky Balboa (Rocky 6), Stallone resolveu revisitar seu outro personagem clássico, e a dobradinha realmente deu certo para reerguer a carreira do astro. No filme uma guerra civil acontece há quase 60 anos na fronteira com a Birmânia, envolvendo os birmaneses e a tribo Karen. John Rambo vive no norte da Tailândia, onde pilota um barco no Rio Salween. Cansado de lutar, Rambo leva uma vida simples e solitária, apenas acompanhando o fluxo de rebeldes e refugiados. Até que surgem Sarah Miller e Michael Burnett, dois missionários que desejam levar alimentos e remédios às vítimas da guerra. Inicialmente relutante, Rambo aceita a proposta de levá-los pelo rio. Mas dez dias depois o pastor Artur Marsh o procura, dizendo que os missionários foram capturados e que havia recolhido dinheiro para contratar mercenários para resgatá-los.

Então o velho John Rambo resolve usar o que lhe resta de energia para fazer o que acha certo, e o resultado é provavelmente o filme mais violento da franquia. Sem economia de sangue, sem economia de explosões, Stallone queria mostrar a dor da guerra pra valer. Sem tanta profundidade quanto o primeiro filme, este aqui serve mais como um grande prato de ação para os fãs da franquia e de filmes de ação anos 80 (um pré Mercenários, por assim dizer)…

Até o Fim? (Rambo 5)

Sim, mais de 10 anos depois, teremos outro Rambo… E o título é sugestivo… “Rambo – Até o Fim”. Bom, nos já assistimos e em breve poderemos falar… Então, paramos por aqui, e vocês leem o review … logo, logo 😉

Dica: A Primeira trilogia de Rambo pode ser assistida lá no Telecine Play, então aproveita o clima e coloque os filmes em dia, como eu fiz rs