Batman 1989 - Oscar direção de arte - art direction

Uma das rivalidades mais dominantes de internet hoje em dia, é a dos fãs da Marvel e DC Comics… Para equilibrar a balança, já que a DC costuma levar muitas pedradas dessa galera que acha que Marvel “inventou” os filmes heróis, vamos falar sobre um lugar onde a DC surfa a frente da concorrência, o Oscar…

É fato que uma das maiores características do Oscar é não ser justo em muitas situações, e outra verdade seja dita, os filmes da Marvel (Marvel Studios, não os produzidos pela Fox e Sony), também já poderiam ter levado suas estatuetas pra casa.

1º Superman – O Filme

Clássico de 1978, com o saudoso Christopher Reeve e considerado o primeiro filme de super heróis, realmente levado a sério do cinema. Superman, foi um grande sucesso de bilheteria e crítica, e também contava com o lendário Marlon Brando (O Poderoso Chefão) como Jor – El e Gene Hackman (Os Intocáveis) como Lex Luthor.

Indicado:

Melhor Edição de Som

Melhor Trilha Sonora

Melhor Montagem

Venceu

Melhores Efeitos Especiais

Michael Keaton e Jack Nicholson - Batman e Coringa (Joker)2º –  Batman

Depois de décadas de um Batman galhofa e colorido, vivido por Adam West, chegou aos cinemas a sombria e escura versão do genial Tim Burton, que foi um arrasa quarteirão nas bilheterias e garantiu o recorde de ator mais bem pago (naquela época) para Jack Nicholson, que viveu o Coringa e ganhou uma porcentagem da bilheteria do filme. O estilo gótico de Tim Burton deu um tom especial para o longa do Homem-Morcego e lhe rendeu um até então inesperado, Oscar.

Venceu

Melhor Direção de Arte

3 º –  Batman: O Retorno

Um dos filmes que eu mais vi na Sessão da Tarde rs, continuação do filme de 1989, e novamente dirigido por Tim Burton com Michael Keaton no papel de Bruce Wayne. O filme dessa vez trazia Danny DeVito como o vilão Pinguim que teve seu estilo de maquiagem escondido por meses da imprensa e dos fãs. O trabalho acabou sendo reconhecido com uma indicação ao Oscar.

Indicado

Melhor Maquiagem

Melhores Efeitos Especiais

4 º – Batman: Eternamente

Após Batman: O Retorno, e suas bizarras cenas do Pinguim comendo peixes crus, mordendo narizes e com um sangue preto saindo pela boca, a Warner chegou a conclusão de que precisava de uma visão mais leve do Batman para voltar a vender brinquedos. E foi nessa toada que surgiu o primeiro filme dirigido por Joel Schumacher. Cheio de cores e piadas infantis, um verdadeiro carnaval que trazia um mega elenco com nomes como: Tommy Lee Jones, Nicole Kidman, Jim Carrey e Val Kilmer, que substituía o insatisfeito Michael Keaton. Fracasso de crítica, mas sucesso de bilheteria, o filme conseguiu, pasmem, 3 indicações ao Oscar, que eu sinceramente não consigo entender rs.

Indicado

Melhor Fotografia (Mas hein??)

Melhor Edição de Som

Melhor Mixagem de Som

5º – Batman Begins

Se Batman: Eternamente ainda era divertido, o que veio depois, Batman e Robin, foi um desastre tão grande, que quase destruiu definitivamente as possibilidades de adaptações de heróis para o cinema. Em 2005, a Warner resolveu apostar novamente no Homem-Morcego, com um reboot realista comandado por Christopher Nolan. O resultado foi um grande sucesso, no que pode ser considerado, talvez, o melhor filme de origem de super heróis.

Indicado

Melhor Fotografia (agora sim…)

Leia Também:

<Os 10 Melhores Momentos de Hugh Jackman como Wolverine>

<10 Curiosidades sobre os novo Power Rangers>

6 º Superman: O Retorno

Aproveitando a boa onda trazida por Homem- Aranha, X-Men e Batman: Begins , veio o filme que não sabia se era continuação ou reboot de Superman, em 2006, dirigido por Bryan Singer, responsável pelos filmes dos X-Men até então, que abandonou os mutantes pelo sonho de trabalhar com seu personagem favorito. Sem ter conseguido emplacar em bilheteria, o filme teve que se contentar com uma indicação ao Oscar e por ser lembrado como uma grande homenagem a Christopher Reeve.

Indicado

Melhores Efeitos Visuais

7 º Batman: O Cavaleiro das Trevas

Considerado por muitos como o grande filme de super heróis de todos os tempos (inclusive por este aqui no teclado), Batman: O CavaleiroHeath Ledger - Coringa (Joker) das Trevas também se tornou o filme do gênero a ter o maior número de indicações ao Oscar. O filme esteve tão acima da média que foi indicado para incríveis, 8 categorias do Oscar e, inexplicavelmente (pelo menos para padrões não preconceituosos), não foi indicado para Melhor Filme, num ano em que concorreram filmes esquecíveis como Frost / Nixon e O Leitor. O grande destaque foi sem dúvida, o reconhecimento da atuação espetacular de Heath Ledger como Coringa, que o fez ser o primeiro ator a receber um Oscar póstumo…

Indicado

Melhor Fotografia

Melhor Montagem

Melhor Direção de Arte

Melhor Maquiagem

Melhor Mixagem de Som

Melhores Efeitos Visuais

Venceu

Melhor Ator Coadjuvante (Heath Ledger)

Melhor Edição de Som