O ano já está terminando e dessa vez vamos inovar e soltar nossa tradicional lista dos melhores filmes de ação mais cedo. Essa lista todos os anos é a publicação mais acessada do Has Tela Vista, e espero que que vocês novamente possam escolher seus filmes com com a ajuda dela. Antes que apareça os fãs, não tem Star Wars ok? por que ele ainda vai estrear no meio de dezembro e resolvemos fechar a lista em novembro. Então o que estrear em dezembro conta para o ano que vem, ok?..
Esse ano foi um ano atípico para o Has Tela Vista, crescemos e começamos a participar de muitos eventos de imprensa e conseguimos ver muito mais filmes do que qualquer outro ano, o que facilitou fazer essa lista. 2015 foi um ano muito aguardado pelos fãs porque guardava a volta de grandes franquias que há tempos não víamos como Exterminador, Jurassic Park. Na contra-mão os filmes de heróis que continuam arrebentando nas bilheterias e ainda Dwayne Johnson com um sucesso atrás do outro. Porém, sentimos falta de bons lançamentos de filmes de ação mais old school, com nomes como Bruce Willis, Sylvester Stallone e etc. Nosso critério principal é a qualidade da ação e sua integração e importância para ao roteiro dos filmes. Além é claro de notas com nossa “Chuck Nota” que aparece sempre no final das críticas… Sem mais blá blá blá, vamos a lista dos melhores filmes de ação e aventura de 2015…

10 – O Exterminador do Futuro: Gênesis | Dir: Alan Taylor
Em 2029, a resistência humana contra as máquinas é comandada por John Connor (Jason Clarke). Ao saber que a Skynet enviou um exterminador ao passado com o objetivo de matar sua mãe, Sarah Connor (Emilia Clarke), antes de seu nascimento, John envia o sargento Kyle Reese (Jai Courtney) de volta ao ano de 1984, na intenção de garantir a segurança dela. Entretanto, ao chegar Reese é surpreendido pelo fato de que Sarah tem como protetor outro exterminador T-800 (Arnold Schwarzenegger), enviado para protegê-la quando ainda era criança.
Ok, eu e vocês esperávamos ver o novo Exterminador melhor nessa lista, afinal, era a volta de Arnold Schwarzenegger a franquia, com o avanço de tecnologia ideal para os efeitos visuais sempre aclamados da cine – série. Pois bem, o filme tem seus problemas e não funcionou tão bem quanto imaginávamos, principalmente por seus deslizes de linha do tempo e sua publicidade suicida que contava a maior virada do longa já nos trailers. Mas ele não está aqui só por ser o Exteminador, ao contrário do que muitos críticos disseram o filme tem suas qualidades sim. os efeitos visuais são ótimos, as interações com C.G.I estão bem honestas. Arnold Schwarzenegger é de fato o grande destaque, usando sua experiência e carisma para entregar as melhores cenas de ação e o alívio cômico do filme, vale a pena conferir com expectativas um pouco mais controladas (confira a crítica completa de O Exterminador do Futuro; Gênesis).

9 – Negociação Perigosa | Dir: Ekachai Uekrongtham
Um policial de Nova Yorque (Dolph Lundgren)  tem sua família assassinada por um mafioso russo e vai para Bangkok para desmantelar o esquema de tráfico de pessoas comandado pelos russos nos Estados Unidos.  Mas um mal entendido faz com ele tenha que enfrentar o policial local (Tony Jaa) até que consiga convencer o detetive de que estão do mesmo lado.
Esse é uma grande surpresa, um daqueles filmes que se vê sem muita expetativa, lançado direto de em Home- Vídeo… o chamado filme B. Mas quando um filme B tem algum cuidado como é o caso desse, sim você pode realmente se divertir. Trazendo nomes respeitados no “mundo da ação” como Dolph Lundgren (Os Mercenários), Tony Jaa (Velozes e Furiosos 7), Michael Jai White (Spawn) e Ron Pearlman (HellBoy) o filme é obviamente focado na ação e nas lutas corpo a corpo. e é ai que ele vai bem. Ótimas coreografias abusando da capacidade e dos malabarismos de Tony Jaa e também da técnica de Dolph e Jai White, as lutas tem a duração correta, são bem filmadas e empolgam. Negociação Perigosa traz todos os clichês mais legais do gênero como fábricas abandonadas para as lutas, vingança, traição, tentativas de frase de efeito (tentativas mesmo, nesse aspecto nenhuma dá certo rs).
Claro que o filme tem váriossss problemas que uma produção de baixo orçamento normalmente carrega, mas não compensa enumerá-los aqui, fique apenas com a dica de um bom e divertido filme de ação ao melhor estilo old school anos 90.

8 – Terremoto: A Falha de San Andreas | Dir: Brad Peyton
Em Terremoto: A Falha de San Andreas, Ray (Dwyane Johnson) é um piloto de helicóptero de resgate que se torna a única esperança da filha (Alexandra Daddario) e da ex- mulher (Carla Gugino) quando começa um grande terremoto em São Francisco causado pela famosa falha de San Andreas. Ray então tem que usar tudo que aprendeu em seus vários anos de serviço para tentar salvar sua família e quem ele puder pelo caminho.
Dwayne Johnson se tornou (merecidamente) uma das maiores estrelas de Hollywood e esse ano foi especialmente bom pra ele. Como eu disse na época, Terremoto: A Falha de San Andreas tem o que faltou a todos os filmes de catástrofe depois de Independece Day, simplicidade e entretenimento. O filme é uma grande aventura por cenários de destruição levada pelo carisma e simpatia de “The Rock”, que convence na ação, na comédia e comanda a diversão. Terremoto não tem vergonha de despejar clichês nos público e o faz muito bem. A convite da distribuidora tive a oportunidade de ver o filme com a tecnologia 4D, e confesso que há tempo não me divertia tanto numa sessão de cinema, até água na cara eu levei rs (confira a crítica completa de Terremoto: A Falha de San Andreas).

7 – Mad Max: Estrada da Fúria | Dir: George Miller

Em Mad Max: Estrada da Fúria, Max (Tom Hardy) vive num mundo pós- apocalíptico onde os recursos naturais estão praticamente esgotados e os poucos que os possuem guardam um poder quase tirânico. Atormentado pelo trauma da morte de sua família, Max tem que seguir seus instintos mais primitivos para sobreviver em meio a guerras e disputas diárias por itens básicos.
Apesar de eu ter algumas ressalvas quanto ao roteiro, é inegável que Mad Max: Estrada da Fúria é uma verdadeira ópera rock do cinema, um filme extremamente artitístico e impressionante. As longas cenas de ação são criativas e insanas, com as câmeras de George Miller que colocam o espectador na ação como uma testemunha ocular da história. É divertido como os takes estrategicamente filmados dão uma impressão claustrofóbica que te fazem acompanhar as cenas com certa vibração. Ótima direção de arte, figurinos fantásticos e que trilha sonora maestral… quando o filme está em ação é um verdadeiro show do tipo que faz você não piscar (confira a crítica completa de Mad Max: Estrada da Fúria).

6 – Os Vingadores : Era de Ultron | Dir: Joss Whedon

Em Vingadores: Era de Ultron, a equipe de heróis agora patrocinada por Tony Stark, continua com suas missões pelo mundo tentando salvar a raça humana. No entanto, a experiência de Stark para criar uma inteligência artificial capaz de proteger a terra, acaba dando errado e surge Ultron, um vilão poderoso que acredita que a única salvação para a humanidade é exterminar Os Vingadores.
Fechando a chamada fase 2 da Marvel, Vingadores : Era de Ultron traz os heróis da Marvel mais entrosados e mais um elemento que gosto muito (e as vezes falta aos filmes da DC) os quadrinhos em si. Vingadores: Era de Ultron é um longa que assume seu lado quadrinhos o tempo todo, desde de seus enquadramentos até as piadas que quebram o clima mais tenso da ação. O longa é tecnicamente impecável com um C.G.I perfeito e algumas cenas de ação inesquecíveis, caso da luta entre a HulkBuster e o Hulk, fora isso, ainda é um grande fio condutor para a continuação do universo cinematográfico da Marvel (confira a crítica completa de Vingadores: Era de Ultron).

Leia Também:

Os 10 Melhores Filmes de Ação de 2014
Os 10 Melhores Filmes de Ação de 2013


5 – 007 Contra Spectre | Dir: Sam Mendes


Em 007 Contra Spectre, James Bond (Daniel Craig) vai a Cidade do México com a tarefa de eliminar Marcos Sciarra, sem que seu chefe M (Ralph Fiennes) tenha conhecimento da missão. Isto faz com que Bond seja suspenso temporariamente, mas por conta própria continue sua investigação sobre a misteriosa organização Spectre.
Em 007 Contra Spectre, Bond volta as sua origens no cinema, sem medo dos clichês dos anos 60 e 70, o último lançamento de nossa lista traz um tipo de fechamento de ciclo de James Bond. Com um ritmo incrível e cenas de ação impressionantes, destaque para a ótima sequência de abertura na Cidade do México numa reprodução do desfile do “Dia del los muertos”. Coreografias carregadas, perseguições tensas, muitas caras e bocas e para isso, Sam Mendes também se aproveita de sua felicidade ao escolher os vilões. Há um vilão mais físico e um mais estrategista, ambos funcionam bem para seus propósitos. Grande despedida de Daniel Craig , se é que ele realmente vai deixar o personagem… (Confira a crítica completa de 007 Contra Spectre).


4 – Kingsman: Serviço Secreto | Dir: Matthew Vaughn


Eggsy (Taron Egerton) é um jovem com problemas de disciplina que parece perto de se tornar um criminoso. Determinado dia, ele entra em contato com Harry (Colin Firth), que lhe apresenta à agência de espionagem Kingsman. O jovem se une a um time de recrutas em busca de uma vaga na agência. Ao mesmo tempo, Harry tenta impedir a ascensão do vilão Valentine (Samuel L. Jackson). Adaptação da série de quadrinhos criada por Mark Millar e Dave Gibbons.
Eis aqui uma das grandes surpresas do ano (sem ressalvas). O filme que apresentava Colin Firth como protagonista carregava certa desconfiança nos primeiros trailers, mas quando foi lançado se mostrou um dos trabalhos mais criativos de 2015, com um ótimo feeling do diretor Matthew Vaughn (X-Men: Primeira Classe), Kingsman : Serviço Secreto aborda os clichês do mundo da espionagem de uma forma totalmente nova, brinca com identidades secretas e apresenta uma ação inexplicavelmente boa e criativa, com ótimos ângulos, destaque para uma cena de ação espetacular de Colin Firth (sem dublê) dentro de uma igreja…

3 – Jurassic World | Dir: Colin Trevorrow


No longa, o Jurassic Park, localizado na ilha Nublar, enfim está aberto ao público, porém com novo nome. Com isso, as pessoas podem conferir shows acrobáticos com dinossauros e até mesmo fazer passeios com eles, já que a maioria é domesticada. Entretanto, a equipe chefiada pela doutora Claire (Bryce Dallas Howard) passa a fazer experiências genéticas com estes seres, de forma a criar novas espécies, o híbridos, que são compostos pelo o D.N.A de diversos animais. Uma dessas criaturas adquire inteligência acima do comum e se torna uma grande ameaça para a existência humana.
Uma bela mistura de remake com reboot, Jurassic World trouxe a franquia de volta ao se lugar de origem, o seleto grupo dos arrasa quarteirões. O filme é a maior bilheteria do ano até agora (e deve terminar assim).  A grande diferença entre Jurassic World e Jurassic Park é que dessa vez não é um teste, o parque está funcionando e recebe 20 mil pessoas por dia, o que torna qualquer “acidente” com os animais quase incontrolável. O primeiro vislumbre do parque é impressionante, é como ver uma mistura da Disney com o Sea World, mas com Dinossauros. Esqueça os memes com salto da Claire, os mi mi mis feministas, o segredo do sucesso de Jurassic World é a diversão. Tem um herói carismático, uma linda e talentosa protagonista, crianças aventureiras, dinossauros e ótimas cenas de ação…Eu veria a batalha do Indominus contra o Tiranossauro – Rex centenas de vezes (Confira a crítica completa de Jurassic World).

2 – Missão Impossível: Nação Secreta | Dir: Christopher McQuarrie

Em Missão Impossível: Nação Secreta, Ethan e seu time enfrentam a missão mais impossível de todas, erradicar o “Sindicato”, uma organização criminosa internacional, tão habilidosa quantos eles, comprometida em destruir a IMF.
O quinto filme da franquia começa com a tãooooo comentada sequência do avião que Tom Cruise fez sem dublês, aquela daquelas milhões de matérias que você deve ter visto falando “Você sabia que o astro Tom Cruise não usa dublês?” (uma bela campanha de MKT baseada numa realidade). De fato, a cena é um ótimo aperitivo para o que estava por vir. Em Missão Impossível: Nação Secreta, tudo nos leva a crer que a história será complexa, quando no fundo, é bastante simples, nada mais é do que uma guerra entre agentes super habilidosos (bons e maus), onde claro , você irá torcer pelo “Team Cruise”, na verdade um grande pretexto para as vistosas cenas de ação que os fãs da franquia procuram quando vão ao cinema.
Tom Cruise é a alma de Missão Impossível, essa é a grande diferença entre M.I e 007, não existe Missão Impossível sem Tom Cruise, não se troca o Hunt. Cruise tem carisma e sim, as pessoas sempre terão curiosidade sobre as loucuras que o astro tem coragem de fazer no set de filmagem. De forma geral, a ação é criativa e aproveita muito da disposição de Tom Cruise para impressionar. Tudo isso acompanhado pela trilha sonora genial de Danny Elfman, compositor das trilhas de Batman, Beetlejiuce, Estranho Mundo de Jack, Homem – Aranha e por aí vai…Confira a crítica completa de Missão Impossível: Nação Secreta.

1 – Velozes e Furiosos 7 | Dir: James Wan

No filme Toretto (Vin Diesel) e seus amigos se vêem desolados pela morte de Han, e querem vingança, mas um a um começam a ser atacados por Ian Shaw (Jason Statham), que inicia uma verdadeira caçada para vingar seu irmão derrotado por Dominic Toretto e promete ser o maior inimigo que os “Velozes” tiveram na franquia.
Jurassic World pode até ter batido a bilheteria de Velozes e Furiosos (o 3D ajudou muito), mas sem dúvidas foi Velozes 7 que causou o impacto mais impressionante esse ano. Sempre sob a desconfiança dos críticos que gostam de “ver grama crescer” quando vão cinema, esse Velozes e Furiosos não é só um filme de ação moderno e extremamente bem pensado, como é um show daquele que é um dos melhores diretores de cinema da nova geração. James Wan vindo de filmes de terror de baixo – orçamento (Jogos Mortais, Invocação do Mal), mostra grande talento para organizar cenas de ação grandiosas, além de filmá-las de forma hipnótica.
Claro que o elenco é ainda é o grande trunfo da franquia, Vin Diesel e cia funcionam muito bem juntos e cada novo integrante se encaixa bem na engrenagem. Dwayne Johnson já tinha dado uma injeção de adrenalina no quinto filme, mas Jason Statham como vilão, era o desafio que o filme precisava. Um ator em que você consegue acreditar fazendo ação… cara fechada, movimentos rápidos e plasticamente bonitos.
A bonita homenagem a Paul Walker é uma cereja no bolo para um filme que está na medida certa, brinca com os absurdos em pró da diversão e cresce a cada novo episódio. É isso, confesso que no início eu não dava muito valor para a franquia, mas do quarto filme em diante, quando a saga passou a usar os carros como ferramentas e não como protagonistas, tudo mudou. Velozes e Furiosos 7 conquistou o público porque é o filme de ação completo, tem tudo que as pessoas querem ver… (Confira a crítica completa de Velozes e Furiosos 7)

Pois é, e essa foi a lista do Has Tela Vista com as melhores dicas de filmes de ação do ano…Espero que vocês curtam filme por filme e se discordam da lista…vamos lá, comentem, coloquem nos comentários suas próprias listas pra gente ver…

Gostou? Deixe seu comentário e siga – nos nas Redes Sociais !!!

  •  
       

É isso ai …Has Tela Vista…O Cinema em Ação !!!

fonte: imdb.com