Chuck (Josh Gad), Red (Jason Sudeikis), Bomb (Danny McBride) in Columbia Pictures and Rovio's ANGRY BIRDS.

Estréia: 12/05/2016

Chegando hoje aos cinemas um daqueles filmes que você deve ter perguntado como poderia virar filme. Pois bem, virou e já no trailer ao som de Bad de Michael Jackson se via que a produção tinha potencial. E afinal, Angry Birds – O Filme não decepciona. Produzida pela Sony, mostra uma técnica de bastante qualidade (chega até a ameaçar uma boa imersão 3D), não deixa a desejar para outras grandes animações, em termos de renderização, texturas e etc.

 O filme nos leva a uma ilha populada inteiramente por pássaros felizes e que não podem voar . Neste paraíso, Red (voz de Marcelo Adnet), um pássaro com problemas de temperamento, o veloz Chuck (voz de Fabio Porchat), e o volátil Bomba sempre foram excluídos. Mas quando a ilha é visitada por misteriosos porquinhos verdes, cabe a estes improváveis rejeitados descobrir o que os porcos estão tramando.

O filme é baseado na popular série de jogos para celulares criada em 2009. Segundo informações o jogo já foi baixado mais de um bilhão de vezes ao redor do mundo. Um grande fenômeno que não demorou a migrar para outras mídias e o fato do jogo não ter uma história muito clara, com certeza era uma das maiores desconfianças, assim como a forma como ligariam o filme ao jogo, mas os roteiristas acabaram resolvendo toda questão com um trabalho simples, que traz elementos seguros das animações de maior sucesso: Coadjuvantes carismáticos, bebês fofinhos, mundo a parte, trilha sonora pop divertida, humor inocente. A aguardada referência ao jogo em si, acontece de forma bem pensada quando os pássaros finalmente são arremessados contra casas e cada um mostra suas habilidades detalhadamente.

O primeiro ato é hilário, fica muito fácil se identificar com os momentos ranzinzas de Red (eu me identifiquei muito inclusive rs), aquelas situações de dia a dia que te tiram do sério, enquanto o “mundo feliz” parece não entender seu mal humor . Apesar disso Angry Birds é 90% direcionado para o público infantil, com piadas mais leves, gags visuais inspiradas em desenhos clássicos e paralelos com a vida dos humanos (as referências a gravidez são geniais). Os adultos não ficarão entediados, entre uma ou outra referência a filmes clássicos que só eles vão entender (caso de O Iluminado), existe um personagem que os representa, a Grande Águia, o maior herói da aldeia dos pássaros que hoje vive aposentado curtindo suas músicas dos anos 90, se divertindo num “paraíso particular”, uma ótima representação da vida do adulto saudosista que ainda se diverte com sua adolescência.

Um dos trunfos de Angry Birds é que os personagens são muito carismáticos, além do mal humorado RED, o longa é recheado de bons coadjuvantes que se completam das mais diversas e criativas formas, destaque para o monossilábico e assustador Terêncio. A dublagem nacional se encaixa bem, pois reuniu algumas das poucas personalidades que levam jeito para este tipo de trabalho. O elenco conta com Marcelo Adnet, Fábio Porchat (num personagem criado praticamente para ele), Dani Calabresa e o lendário dublador (esse sim), Guilherme Brigs  que tem no currículo Buzz Lightyear, Brendan Fraser, O Grinch, Superman da animação Liga da Justiça e muito mais.

Na segunda parte, porém, Angry Birds esquece as boas piadas do início e tem uma queda de ritmo bem acentuada  que coincide com a chegada dos porcos, que levam o filme a um tom mais aventuresco que não combina com sua proposta inicial. Inclusive, os porcos, que deveriam ser os antagonistas estão deslocados . O humor parece fora de tempo, e eles não chegam a “rivalizar” em carisma com os pássaros. A ideia parecia trabalhar os suínos como se fossem “E.Ts” descobrindo a terra dos humanos, mas definitivamente falta um brilho a essa turma.

Enfim, Angry Birds é um filme bem melhor do que o anuncio inicial indicava, mostra escolhas corretas dos diretores (como dar braços e pernas aos pássaros) e vai fazer muita gente se divertir com uma trilha sonora escolhida a dedo focada nos anos 90, que vai de Mc Hammer até Nickelback. Os pássaros não vão entrar para a história da animação, mas com certeza serão uma boa diversão de fim de semana para famílias (pais, filhos, casais e etc)…Confira nossa Chuck Nota logo abaixo…

3 Norris