315595Essa semana aconteceu aqui em São Paulo um super evento de lançamento do filme Ben – Hur (veja o trailer) e o Has Tela Vista esteve por lá para conferir. A entrevista coletiva contou com a presença dos atores Jack Huston (Ben Hur) e o brasileiro Rodrigo Santoro (Jesus Cristo), que falaram principalmente sobre os bastidores do filme e os desafios de se fazer uma nova versão dessa história. Nós já vimos o novo Ben – Hur, os brasileiros foram os primeiros a vê-lo no mundo, but… não podemos comentar ainda (termo de sigilo), enquanto esperamos vamos aos momentos mais legais da entrevista coletiva.

  • Rodrigo Santoro confessou que apesar de não ter pensando ainda sobre o assunto, e não existir algum projeto nesse sentido, ele gostaria de viver as outras passagens de Jesus no cinema, ou seja, protagonizar um filme … “seria uma experiência incrível. Não tenho um projeto, não estou pensando. Mas faria, sim.”
  • Jack Huston cravou que a cena da famosa corrida de Bigas foi feita na raça mesmo, nada de C.G.I. O ator britânico ainda revelou que tanto ele quanto Tobey Kebell (seu irmão no filme), quase não saíram dos portões na hora de começar a cena, pois o medo tomou conta de ambos (cada biga é puxada por 4 cavalos).
  • Rodrigo Santoro “travou” ao falar da crucificação… O eloquente e simpático Santoro fez um pausa inesperada quando começou a falar sobre a cena da crucificação. De repente, no meio da resposta Rodrigo ficou com a voz embargada até parar de falar por 30 segundos, se mostrando emocionado “Foi uma cena fortíssima, eu nunca vou me esquecer. Depois eu congelei, não me lembro do que aconteceu”.
  • Jack Huston admitiu que estava muito preocupado em ter que viver um personagem tão icônico, pois a versão mais famosa de Ben – Hur foi indicada para 11 Oscars e trazia o lendário Charlton Heston no papel principal. Para Jack a única forma de fazer isso era com respeito a história, e deixando sua personalidade fluir no filme, sem imitações. “Nos concentramos muito mais na modernização do estilo de atuar, talvez mais relacionado com esse novo público, e nós concentramos nos elementos de ação do filme, porque queríamos que fosse mais chamativo e que as coisas fossem mais realistas.”
  • Rodrigo também comentou a dificuldade de interpretar um personagem tão pacifista na rotina em que vivemos. “Nossos softwares estão tentando se adaptar e entender o que está acontecendo, porque é tanta violência, que a gente não consegue falar dela. Claro que filmes assim fazem refletir sobre todos esses valores que são essenciais na vida de todo mundo. Quando alguém te fecha no trânsito, você fica louco. Como dar a outra face, como fazer isso? Tentei bastante quando me preparei para fazer esse personagem, e me deparei com os limites da minha própria humanidade”.
  • Santoro relembrou tudo  que passou no dia da filmagem de sua cena mais importante, a crucificação. “Na noite anterior, nevou. Pensei: ‘ Nossa vai estar muito frio’. Um cancelamento de diária é um grande prejuízo, então nem cogitei pedir isso… Só comentei com um produtor que estava frio e brinquei ‘lembra o que Jesus veste quando é crucificado? Já não basta estar na cruz (risos)! Foi complicado. Santoro também revelou que pediu para fazer um take longo. A maquiagem durou seis horas e parar os takes, esquentar e congelar seria pior.
  • Para encerrar os atores fizeram aquela troca de elogios ao dizer como conheceram o trabalho um do outro. Santoro disse ter ficado impressionado com o trabalho de Jack Huston na série Boardwalk Empire, enquanto Huston foi além, e disse que Rodrigo Santoro era um dos melhores atores dessa geração…