Filme Buscando (Searching)

Com boas novidades, “Buscando” é um daqueles filmes que chega sem alarde, mas merece muita atenção

Sinopse “Buscando”:

Em “Buscando”, depois que a filha de 16 anos de David Kim (John Cho) desaparece, uma investigação local é aberta e uma detetive é designada ao caso. Mas 37 horas depois e sem pistas, David decide buscar no único lugar em que ninguém olhou ainda, onde todos os segredos são mantidos: no laptop de sua filha. Em um suspense hiper-moderno contado a partir dos aparelhos que usamos no nosso cotidiano para nos comunicarmos, David vai traçar as pistas digitais deixadas por sua filha antes que ela desapareça para sempre.

Motivos:

1 – A vida vista por telas

O filme “Buscando”, apresenta uma novidade ousada, a forma como é filmado. Mais especificamente, a forma como ele parece ser filmado.À primeira vista, assistimos todos os acontecimentos através de câmeras do dia a dia. Sim, você vai ver imagens pixeladas, tremidas, verticais, às vezes até travando, mas isso vai parecer legal. O espectador observa todo o desenrolar do desaparecimento através de telas de smartphones, câmeras de notebooks, câmeras vigilância… Enfim, é como se você estivesse na sala de controle do Google ou do Mark Zuckerberg e pudesse ver tudo que as pessoas fazem (não que eles possam fazer isso… rsrs). Aqui vale uma nota de justiça também, para o trabalho detalhado de tradução que fizeram para o lançamento do filme. Cada página de todos sites mostrados no filme (e são muitos), está em português, ponto para Sony…

Você vai curtir também:

Os 10 Melhores Filmes de Sylvester Stallone

As Histórias Secretas das Trocas dos Batman no Cinema

Os 5  Momentos Mais Insanos de Missão Impossível

2 – Suspense na internet

“Buscando”, sabe usar muito bem os artifícios das diferentes formas de filmar, para aumentar o suspense. A trama que começa morna, por outro lado, tem uma crescente perfeita até chegar no ponto alto, mais perto do final. O filme vai despistando o espectador como manda a cartilha do bom suspense. Porém, a diferença é que ele trabalha muito bem a sensação de que nada é muito real na internet. Assim como as pessoas fingem ser muitas coisas que não são. Exatamente por isso, o roteiro fica muito mais eficiente (apesar de deixar uma pista chave na primeira parte do filme).

3 – Ritmo, ritmo, ritmo…

O que se espera de um filme como esse é que ele, minimante, prenda a atenção. Mas “Buscando”, faz mais do que isso, ele te joga num tipo de caçada de pistas desesperada e intrigante. Um ritmo que lembra filmes como “O Fugitivo”, pelo tom de urgência e perda de controle. Assim como a montagem ajuda muito também, ainda mais quando se pensa na dificuldade de juntar tantos estilos de filmagem diferentes, para dar lógica a história. Definitivamente, “Buscando” tem o suficiente para te prender na cadeira.

4 – A rotina das pessoas na internet

Obviamente, que muitos filmes nos últimos anos tem tratado do tema internet, redes sociais e etc. Por outro lado, nenhum deles se aprofunda tanto na sensação de “Big Brother”, que temos quando paramos para pensar na exposição atual. Como já comentei no início do post, o fato de tudo ser tão imprevisível na internet e das pessoas parecem ser quem não são, traz uma mudança no comportamento de todos. A rotina mostrada através de câmeras do cotidiano, mostra o que conhecemos bem. Pessoas julgando sem conhecer, haters, memes, aproveitadores, personagens criados para internet, convivência a distância. Por mais divertido que seja o filme, simultaneamente, ele é uma reflexão bastante honesta.

5 – Plot Twist

Sim, o bom e velho Plot Twist nunca sai de moda. A princípio, “Buscando” simula algumas respostas rápidas. Mas em pouco tempo percebemos que será necessário quebrar um pouco mais a cabeça, e se você não fez as ligações certas (principalmente no início do filme), “Buscando”, vai realmente te surpreender, de no mínimo duas formas diferentes. O trabalho sofrido e “carinhoso” do ator John Cho (Star Trek), também eleva os momentos de virada do filme a outro nível.

Confira o trailer logo abaixo.