Um “Feel Good Movie” típico, recheado de músicas dos Beatles

Com direção de Danny Boyle (“Quem quer Ser Um Milionário”), “Yesterday” traz no elenco Lily James, Kate McKinnon e Ed Sheeran, no papel dele mesmo. O filme conta a história de Malik (Himish Patel), cantor em procura dos sonhos que sofre um acidente durante um apagão misterioso. Quando se recupera, descobre que ninguém sabe quem foram os Beatles. Ao interpretar canções do maior grupo musical da história, torna-se famoso, mas conforme ganha mais notoriedade, ele corre o risco de perder a única pessoa que sempre acreditou nele.

1 – Ideia original

A primeira questão que chama atenção em “Yesterday“, é sua ideia principal. Não há como negar que é um dos insights mais originais que já surgiram no cinema nos últimos anos. Só por isso, o longa já merece atenção, e de fato, Danny Boyle trabalha a ideia de um mundo sem os Beatles de uma forma bem leve e divertida (ainda que mais superficialmente do que o esperado).

Ed Sheeran e Malik (Himish Patel) durante as gravações das “novas” músicas

2 – Trilha Sonora

Por motivos óbvios rs, a trilha sonora é um dos pontos altos do filme. Basicamente uma grande coletânea de músicas do “The Beatles”, com algumas releituras modernas (que não alteram muito as músicas, não se preocupe). A veia musical do filme fica ainda mais clara com as normalmente engraçadas participações de Ed Sheeran.

3 – Reflexão sobre Fama

“Yesterday”, é uma comédia, meio romântica, meio musical, mas que explora o mundo da fama instantânea de forma muito inteligente. O filme imagina como as músicas dos Beatles impactariam as pessoas na era da internet, e como seria a força da web na divulgação. O resultado é rápido e ao mesmo tempo incomodo para o personagem Malik, que está dividido entre ceder a fama rápida ou respeitar a arte da banda que ele idolatra.

4 – “Feel Good Movie

Se você nunca ouviu ou leu esse termo, o significado é bem simples. “Feel Good Movie” é aquele filme que faz você sair bem do cinema, leve, aliviado. É o tipo de filme que não se consegue odiar, se você não adorar, pelo menos vai passar o tempo tranquilo e curtir as músicas, mas dificilmente vai sair soltando fogo pelas ventas. O filme não é extremo em nenhum sentido e também não fica muito preocupado em fazer as pessoas pensarem na improbabilidade da situação. Para os fãs dos Beatles é uma festa… músicas, cenários históricos e até uma homenagem surpreendente (pra não dizer chocante), tamanha a perfeição.

5 – Montagem e Fotografia

“Yesterday” tem alguns momentos muito inspirados de fotografia, inclusive, muitas vezes tirados do próprio estilo dos materiais gráficos dos Beatles. A montagem das primeiras gravações de Malik é extremamente “musical”. Tem ritmo, mostra enquadramentos bem equilibrados, ao estilo foto mesmo. Um estilo que se vê muito no cinema britânico e que tem tudo a ver com a proposta do longa.